Do Bairro Para o Estádio

Ivanildo, o Dragão Guineense

1 de Agosto, 2017

Ivanildo Soares nasceu em Bissau a 9 de Janeiro de 1986. O talento do jogador guineense foi descoberto aos 10 anos, durante um torneio de prospecção, e rapidamente foi convidado a viajar para Portugal.

"Foi a recompensa do esforço e trabalho diário, o cumprir do sonho de jogar naquele estádio."

O FC Porto tornou-se rapidamente a nova casa de Ivanildo. Depois da formação a cargo dos dragões, o jogador da Guiné-Bissau estreou-se na equipa principal em 2005. Ivanildo recorda principalmente o primeiro jogo no Dragão em que defrontou o Vitória de Guimarães: "Foi a recompensa do esforço e trabalho diário, o cumprir do sonho de jogar naquele estádio". Na época 2005/2006, o sonho subiu de nível e fez parte da equipa que se sagrou campeã nacional e que venceu também a Taça de Portugal.

O extremo dos azuis e brancos representou ainda a Selecção Portuguesa em todas as categorias da formação até à equipa B das quinas.

Na I Liga, Ivanildo Soares foi mais tarde emprestado à União de Leiria, Académica e Gil Vicente, e jogou também pelo Portimonense e Olhanense.

“Sou uma melhor pessoa e tive a sorte de ser descoberto por alguém que se lembrou de viajar para África. Há muitos jovens na Guiné Bissau que merecem esta mesma oportunidade”

Assim como aconteceu a Ivanildo, que foi descoberto por um treinador das camadas jovens do FC Porto que viajou até África, o jogador abraçou agora um novo projecto e está a cooperar com Paulo Regula na PR10. A missão de Ivanildo é ajudar a encontrar jovens jogadores de talento e, acima de tudo, dar oportunidade a novos jogadores. “Sou uma melhor pessoa e tive a sorte de ser descoberto por alguém que se lembrou de viajar para África. Há muitos jovens na Guiné Bissau que merecem esta mesma oportunidade”, remata Ivanildo Soares.